Regulamento Geral

As regras abaixo aplicam-se a todos os campeonatos e eventos realizados pela Liga Sul-Americana de Automobilismo Virtual (LSAV) no Live For Speed. As regras específicas de cada campeonato prevalecem sobre as regras aqui descritas.

1 - PARTICIPAÇÃO NA LIGA

Os pilotos podem se inscrever individualmente ou através de uma equipe. Informações adicionais de como se inscrever são descritas no tópico de inscrição de cada campeonato.

1.1 - Inscrição Individual

O piloto que se inscrever de maneira individual somará pontos apenas para o campeonato de pilotos. Pilotos individuais que passem a integrar uma equipe (e vice-versa) terão a pontuação mantida. 

1.2 - Inscrição por Equipe

O responsável pela equipe deverá inscrever 2 ou 3 pilotos para formarem uma equipe. Caso haja necessidade de divisão da equipe, as sub-equipes deverão adotar um sobrenome que a diferencie da equipe principal e uma tag diferente.

Não são aceitas inscrições de equipe com apenas 1 piloto, sendo estas inscrições consideradas individuais.

O piloto que mudar de equipe após o início do campeonato terá a pontuação zerada e as punições, caso adquiridas, mantidas. 

O campeonato de equipes é definido pela soma da pontuação obtida por seus pilotos. Ao final do campeonato, a equipe campeã terá direito a um banner com o logo da equipe principal e nomes dos pilotos. 

2 - NOME DE PILOTO, PINTURA E PLACA

A pintura e a placa dos carros ficam a critério de cada equipe/piloto. O nome de piloto deve estar de acordo com as regras e não deve mudar no decorrer do campeonato.

2.1 - Nome de Piloto

Todos os pilotos devem usar o nome e/ou o sobrenome durante a realização dos campeonatos, admitindo-se abreviações caso seja preciso ou um apelido que seja de fácil reconhecimento e relacionado com o nome do piloto.

Pilotos independentes podem utilizar qualquer tag, porém a tag deve ter menos de 50% de caracteres em comum com qualquer tag das equipes participantes da liga.

Pilotos de uma mesma equipe devem usar a mesma tag e o mesmo padrão de cor definido pela equipe. Deve haver alguma diferenciação entre as tags das sub-equipes.

O nome de piloto não pode ser alterado após o início do campeonato.

2.2 - Pintura

As skins são de livre escolha dos pilotos e equipes, contudo pilotos de cada equipe devem usar a skins similares.

As skins não devem conter símbolos ou palavras ofensivas, apologia a organizações criminosas ou imagens eróticas.

2.3 - Placa

Não é obrigatório o uso de nome ou número na placa, ficando a critério de cada piloto, porém não deve conter símbolos ou palavras ofensivas ou apologia a organizações criminosas.

3 - BRIEFING

Não haverá briefing por e-mail ou TeamSpeak. Todas as informações referentes à etapa serão postadas no tópico de discussão de cada campeonato, contendo informações referentes às peculiaridades de cada circuito e etapa, bem como a senha do servidor e outras observações relevantes.

As dúvidas serão postadas e respondidas no próprio tópico referente ao briefing. Dúvidas de caráter regulamentar que já estejam devidamente esclarecidas nas regras gerais ou nas regras de cada campeonato não serão respondidas.

Aquele que entrar no servidor durante a realização da etapa e que não esteja inscrito ou autorizado pela administração a permanecer no servidor estará sujeito a ser banido até o fim do campeonato.

4 - PARTICIPAÇÃO NA ETAPA

No caso de haver maior número de pilotos que o suportado pelo simulador no momento de início da etapa, serão adotados critérios de participação. Pilotos que chegarem ao servidor após o início da etapa perdem a preferência de participação no caso de não haver vagas disponíveis.

4.1 - Critérios para participação na primeira etapa

Caso haja mais pilotos do que vagas para participação no momento de início da primeira etapa, o critério adotado será a data de inscrição de cada piloto, conforme sequência definida na lista oficial de inscrições confirmadas, no tópico de inscrições.

Os pilotos que entrarem no servidor após o início da etapa perderão a preferência de participação.

4.1 - Critério para participação nas demais etapas

A partir da 2ª etapa terão preferência os pilotos que participaram da etapa imediatamente anterior. Os pilotos que entrarem no servidor após o início da etapa perderão a preferência de participação.

No caso de haver pilotos excedentes antes do início da etapa, além da participação na etapa anterior,  será adotado o critério de data de inscrição, conforme lista no tópico correspondente.

5 - PONTUAÇÃO

Com o objetivo de aumentar a competitividade entre pilotos e equipes e eliminar o uso de lastro, a distribuição de pontos será feita de forma linear de acordo com a posição, sem atribuição de pontuação adicional.

A distribuição de pontos será realizada conforme tabela a seguir, unicamente para os pilotos que completarem as corridas:

1º colocado - 43 pontos

2º colocado - 41 pontos

3º colocado - 39 pontos

4º colocado - 37 pontos

...

39º colocado - 2 pontos

40º colocado - 1 ponto

5.1 - Desempate

No caso de haver empate na decisão de um campeonato, serão adotados os seguintes critérios de desempate, por ordem de relevância:

- Maior número de melhores colocações;

- Maior número de pole-positions;

- Sorteio.

6 - CONDUTA EM PISTA

Os pilotos devem estar atentos aos comportamentos a seguir para não colocar a sua corrida e a de terceiros em risco.

6.1 - Boxes

O desrespeito à linha de entrada/saída dos boxes não será fiscalizado, contudo, caso a queima ou transposição da linha resultar em alguma punição envolvendo outro piloto, o desconto de pontos será realizado em dobro.

Os muros e cones, quando houver, devem ser respeitados em sua totalidade.

Em circuitos ovais há uma entrada de emergência para os boxes, devendo esta ser utilizada apenas em casos de acidentes com grandes danos.

Os pilotos transitando na faixa de rodagem dos boxes possuem preferência sobre os quais estão parados.

6.2 - Intervalo entre sessões

O intervalo entre as sessões tem duração de 3 minutos, iniciado dois minutos após o término da qualificação ou corrida, para que todos tenham tempo suficiente para terminar a última volta. Durante este tempo a pista permanece aberta para eventuais testes ou modificações no veículo.

O realinhamento é realizado automaticamente pelo simulador, portanto não haverá realinhamento para casos de queda de conexão, punições adquiridas durante o intervalo ou para aqueles que se juntarem aos espectadores.

No intervalo entre a primeira e a segunda bateria é permitido a utilização apenas de shift+p. O uso de shift+s acarretará na remoção do piloto do grid, devendo o mesmo largar no final do grid. Não haverá realinhamento para casos de perda de conexão, uso de shift+s, desconexão, entre outros.

Será permitido ao piloto sair dos boxes ANTES que o líder da corrida complete a primeira volta, seja por queda dde conexão, acidentes ou por não estar presente no momento de início da sessão. 

6.3 - Ultrapassagens

Todos os pilotos em disputa por posição são responsáveis pela segurança uns dos outros. Ao perceber que o piloto que vem atrás já iniciou uma manobra para ultrapassagem, o piloto que segue a frente não pode mais mudar a sua linha de modo a impedir a ultrapassagem. Em outras situações, o piloto não pode mudar de linha mais de uma vez para defender a sua posição.

O piloto que vem atrás não deve forçar a ultrapassagem em curvas ("entrar por dentro") sem estar em reais condições de ultrapassagem. Na maioria dos casos, isso significa que um piloto deve estar com alguma parte do carro imediatamente ao lado do carro que segue a frente ou estar saindo do vácuo no final de uma reta com velocidade significativamente maior que o carro que segue a frente para ter o direito de fazer a curva pelo lado de dentro.

6.4 - Bandeira Azul

Os pilotos em bandeira azul devem estar atentos para facilitar a ultrapassagem quando um piloto mais rápido se aproxima. Recomenda-se que a ultrapassagem seja realizada em retas, de modo a minimizar prejuízos à corrida de ambos.

A decisão do momento de facilitar a ultrapassagem cabe ao piloto em bandeira azul, que deve levar em consideração o domínio do carro e da pista e a sua velocidade para permitir uma ultrapassagem com segurança. Em linhas gerais, pilotos mais lentos devem procurar abrir para ultrapassagem antes de trechos críticos.

O piloto que irá ultrapassar também deve zelar pela segurança de ambos, evitando forçar a ultrapassagem em trechos críticos.

6.4.1 - Bandeira Azul em circuitos Ovais

Nas corridas ovais com parada nos boxes obrigatória, muitas vezes o piloto perde a percepção de qual a sua real colocação na corrida após um pit-stop, principalmente em carros mais velozes. Esta é uma questão conflituosa e que não há um consenso entre os participantes. Apesar disso, deixamos aqui algumas orientações:

- Um piloto em bandeira azul que esteja andando em um ritmo mais lento ou que realmente esteja atrasado em relação aos demais participantes, seja por acidentes, pit-stop mau-sucedido, reparo de danos ou carro danificado, deve permitir a ultrapassagem dos pilotos mais rápidos, sem se envolver na corrida dos mesmos.

- Um piloto em bandeira azul que tenha feito um pit-stop bem sucedido e que não tenha tido contratempos na corrida, NÃO necessita tomar ações para facilitar a ultrapassagem (aliviar o acelerador, andar no anel externo, etc..), apenas permitir uma ultrapassagem de forma convencional, podendo acompanhar os carros mais rápidos sem interferir diretamente na troca de vácuo.

- O piloto em bandeira azul pode participar ativamente da disputa unicamente no caso em que um dos pilotos que venham mais rápidos adotem a estratégia de se desvincilhar de um terceiro piloto. Ex.: Um piloto da H2O vêm trocando vácuo com um piloto da TLF e encontram um segundo piloto da H2O em bandeira azul. Nesse caso, os dois pilotos da H2O podem tentar se desvincilhar do piloto da TLF.

- Em nenhum caso o piloto em bandeira azul poderá atrapalhar ou tomar ações para atrasar os pilotos que vêm mais rápido.

7 - ANÁLISE DE INCIDENTES

Os pilotos interessados em solicitar análise sobre algum incidente em pista, devem enviar uma solicitação através do formulário disponível no site até o dia seguinte da realização da etapa. O parecer de uma ocorrência envolve diversos aspectos, como o grau de imprudência do piloto, o que foi ou poderia ser feito para evitar o acidente, se a proximidade ou a quantidade de carros contribuiu para o acidente.

8 - PUNIÇÕES

As penalizações normalmente cometidas estão listadas abaixo com a devida punição. Após cada pedido de análise, referindo-se a uma destas infrações, a administração decidirá se cabe a aplicação da punição.

Todos os pilotos devem certificar-se de que a latência de sua conexão não coloque em risco a corrida de outros pilotos. A latência não exime o piloto da responsabilidade por algum acidente, não sendo este um fator considerado na análise de ocorrências, exceto se a latência partir do servidor. O piloto estará sujeito a ser retirado de pista sem aviso prévio a depender da intensidade da latência.

A administração reserva para si o direito de analisar incidentes considerados graves ou indesejáveis, independetemente de pedidos de análise.

8.1 - 2 Pontos

- Desobediência às chamadas ou comandos do diretor de prova.

- Uso de buzina ou luzes de forma abusiva.

- Chat durante sessões oficiais.

- Nome incorreto e/ou diferente do utilizado na primeira etapa (por sessão).

8.2 - 5 Pontos

- Ações ou condutas que coloquem em risco a corrida de outros pilotos.

- Mais de uma mudança de linha para defender a posição.

- Reclamar ou comentar no chat de incidente em pista antes do término de cada sessão.

- Toques na traseira com o objetivo de ganhar velocidade ou facilitar ultrapassagem (por ocorrência/carro ultrapassado).

- Aproveitar-se intencionalmente de outro acidente para causar novas colisões.

- Acidente ou toques que ocasionem a perda de controle, deslocamento do traçado ideal ou saída da pista, sem danos ou prejuízos significativos ao carro e à corrida do piloto.

- Placa, nome ou skin com símbolos ou palavras ofensivas, apologia a organizações criminosas ou imagens eróticas (por sessão).

8.3 - 10 Pontos

- Atrapalhar propositalmente ou criar resistência em bandeira azul.

- Uso de palavras agressivas ou ofensivas no chat sem direcionar a um piloto específico.

- Manter carro parado no traçado ou alinhar no grid e não largar, colocando em risco outros pilotos.

- Utilização intencional da entrada de emergência dos boxes sem que o carro esteja significativamente danificado.

- Acidente com danos e/ou prejuízos significativos ao carro e/ou corrida do piloto ou que seja resultado de grande imprudência por parte do piloto.

- Toques leves ou acidente sem gravidade que ocasione capotamento ou atolamento do veículo.

8.4 - 15 Pontos

- Acidente que resulte em graves danos ao oponente, que impossibilite o retorno do mesmo à corrida, que o retire da prova ou que seja resultado de grande imprudência por parte do piloto.

8.6 - Desclassificação da Bateria

- Restaurar o carro em sessão oficial.

- Não utilizar lastro ou restrição, quando aplicável.

8.7 - Desclassificação da Bateria e Perda de 10 pontos

- Uso de qualquer tipo de ajuda ou atalho para completar a corrida ou obter vantagem, tais como corte de caminho, bump, ajuda para completar a corrida após falta de combustível, entre outros. 

- Uso de atalho para pit ou spec (shift + s/p) e voltar a corrida (sujeito a ser retirado da pista/servidor).

- Entrar na corrida após a primeira volta do líder (sujeito a ser retirado da pista/servidor).

- Permanecer em pista com o objetivo de aguardar o término da corrida sem possuir condições para tal, seja por carro danificado (incluindo embreagem e motor), baixa velocidade ou permanecer parado na pista ou nos boxes (sujeito a ser retirado da pista/servidor).

8.8 - Desclassificação da Etapa e Perda de 10 pontos

- Acessar a sala de outro piloto ou equipe no TeamSpeak para reclamar, xingar, ironizar ou coisa semelhante, após algum toque, acidente ou fato na pista.

- Uso de palavras agressivas ou ofensivas no chat, direcionadas a um piloto específico ou à administração da liga.

8.9 - Desclassificação do Campeonato e suspensão da liga

- Acidente intencional ou deliberado.

- Uso de palavras ofensivas ou agressivas, consideradas graves, no chat (ou TS), direcionadas a um piloto específico ou à administração da liga.

- Utilização de cheats/hacks com o objetivo de obter vantagem ou que possam prejudicar outros pilotos, tais como SpeedHack, GhostMod, FlyMod, entre outros (Sujeito a suspensão por tempo indeterminado).

- Desrespeito deliberado às regras, reincidências de infrações cometidas em pista ou atitudes consideradas gravíssimas ou indesejáveis, a critério da administração da liga, podem resultar em suspensão por tempo indeterminado da liga.

- O piloto que for desclassificado do campeonato na última etapa acumulará 10 pontos em carteira no próximo campeonato.

9 - PONTOS EM CARTEIRA

Durante o campeonato, os pilotos que somarem determinado número de pontos em punições, receberão sanções extras de acordo com o nível:

1º Nível: Pilotos que somarem 15 pontos de punição no campeonato: Proibidos de se qualificar na próxima etapa e também deverão de largar no final do grid na segunda bateria.

2º Nível: Pilotos que somarem 25 pontos de punição no campeonato: Proibidos de participar da próxima etapa.

3º Nível: Pilotos que somarem 35 pontos de punição no campeonato: Desclassificação do campeonato e banimento dos servidores até o final do campeonato.

As punições adquiridas na última etapa acumulam para o próximo campeonato em que o piloto participar. As punições adquiridas até a penúltima etapa são descartadas.

10 - EVENTUALIDADES

Algumas situações fogem ao controle da administração e podem apenas ser detectadas após o início da etapa. Caso haja necessidade de adiamento de alguma etapa, a mesma será realizada na semana seguinte, postergando o calendário do campeonato em uma semana para cada adiamento.

10.1 - Falhas de software

No caso de haver falhas técnicas no momento de realização da etapa, o diretor de prova irá avaliar se há possibilidade de realizar a etapa no dia ou será será necessário um adiamento para a semana seguinte, sendo todos os pilotos comunidados no servidor e no fórum. Caso seja viável, as tarefas realizadas automaticamente pelo servidor podem ser realizadas manualmente de modo a evitar o adiamento da etapa.

10.2 - Lag Excessivo no Servidor

Através de votação entre os pilotos presentes no servidor, será definido se a prova será ou não realizada. Caso a resposta seja negativa, essa prova ocorrerá na semana seguinte.

10.3 - Queda do Servidor Durante a Corrida

- Menos de 50%: Relargada começando do zero.

- Entre 50% e 70%: Considerado metade da pontuação.

- Mais de 70%: Dá-se por encerrada com pontuação total.

Será considerada a posição de cada piloto na volta anterior ao momento da queda do servidor.

11 - REGRAS DE USO DO SERVIDOR

O servidor é aberto ao público durante os treinos livres, exceto no dia de realização da etapa, em que será fechado com senha.

Atitudes inadequadas no servidor também são passíveis de punição, independentemente de ser piloto da liga ou não, devendo ser enviadas para análise, juntamente com o replay, para a adoção de medidas cabíveis.